sábado, 19 de setembro de 2009

Dicas para a redação


1) Abordagem do tema: organize o texto de forma progressiva, ou seja, cada parágrafo (excetuando a conclusão) deve apresentar novas idéias que desenvolvam o tema proposto, evitando repetições desnecessárias.
2) Coerência textual: ela dá sentido ao pensamento que está sendo expressado, tornando-o compreensível. Ocorre quando as informações apresentadas no texto se relacionam de modo harmônico com as idéias e os fatos retratados. Neste sentido, é preciso que o autor esteja bem informado e saiba utilizar essas informações para não cometer equívocos.
3) Coesão textual: é a conexão interna das partes do texto. É o que articula o texto, diferenciando-o de um amontoado de palavras e parágrafos. É de extrema importância observar a correlação entre os termos utilizados, pois o uso equivocado de certas palavras ou mesmo a falta de termos necessários para a compreensão de uma sentença e do conjunto do texto provocam falta de coesão, desarticulando o texto.
4) Estrutura das idéias: a organização das idéias deve ser feita de forma clara e os argumentos apresentados devem ter consistência a fim de que não sejam facilmente contestados, lembre-se de utilizar argumentos válidos e verdadeiros.
5) Organize suas idéias em itens: isso possibilita disciplinar o pensamento de modo a facilitar o estabelecimento de uma seqüência lógica (início – meio – fim) entre as idéias. Possibilita também relacionar todos os pontos importantes e estabelecer uma hierarquia de importância entre eles.
6) Evite frases excessivamente longas ou muito curtas: por um lado isso diminui as chances de erro além de tornar a sentença mais fácil de ser compreendida, por outro, diminui a chance de incorrer na falta de termos e conseqüentemente tornar a frase sem sentido.
7) Fundamente suas opiniões: mesmo que sua opinião seja verdadeira, de nada serve se ela não estiver fundamentada em um fato ou em argumentos sólidos. Caso não fundamente suas opiniões, elas não passarão de mero “achismo”. Em um texto dissertativo há idéias sendo defendidas, e para que haja defesa é preciso apresentar provas. Lembre-se do conceito de conhecimento trabalhado em aula: “opinião verdadeira seguida de explicação racional”.
8) Não utilize expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que demonstram dúvida sobre os seus argumentos.
9) Jamais fuja do tema proposto!
10) Seu texto é dirigido a um interlocutor, deve escrever como se estivesse querendo convencer alguém das idéias que você está apresentando.
11) A redação dissertativa é resultado de uma reflexão sobre um tema dado e não apenas uma descrição qualquer.
12) Capriche na letra!!!
13) Lembre-se que cada parágrafo se refere a uma idéia diferente sempre ligada ao tema proposto na introdução.
14) A conclusão é o desfecho do texto, portanto jamais desconsidere o que já foi escrito no texto ou introduza uma idéia nova que não será desenvolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário